Pular para o conteúdo principal

Cuidados odontológicos no paciente com hemofilia



17 de abril é o Dia Mundial da Hemofilia! É comemorado desde 1989 por mais de 100 países! Por isso, a postagem de hoje será relacionada a essa condição para que mais pessoas conheçam a doença, pois o  paciente com hemofilia também é um paciente com necessidades especiais!



A hemofilia é um tipo de distúrbio hematológico hemorrágico que está associado a uma deficiência genética em qualquer um dos fatores de coagulação do organismo humano. A hemofilia A ocasionada por uma deficiência do fator VIII é a mais conhecida e representa cerca de 80% dentre todas as discrasias sanguíneas que envolvem fatores de coagulação. A hemofilia do tipo B também pode ser eventualmente encontrada e está relacionada com a deficiência do fator IX. Ambas as hemofilias possuem um padrão hereditário estando ligadas ao cromossomo X. Mulheres tipicamente carregam o gene hemofílico, mas a doença se manifesta principalmente no gênero masculino, sendo a incidência de 1 para 5000 nos homens. 

O déficit de hemostasia normal é um sinal claro de que a doença hemofilia está presente. Na hemofilia do tipo A mutações podem ocorrer em diferentes locais no fator IX, ocasionando diferentes graus de severidade e expressão no distúrbio hemorrágico. Nem todos os pacientes possuem o fator totalmente  ausente. Por exemplo, um paciente com deficiência em 10% do fator de coagulação pode desenvolver suas atividades diárias normalmente enquanto um que apresenta 95% de falha dificilmente o faria.

Lacerações orais e equimoses podem ocorrer frequentemente em bebês devido a quedas rotineiras que são bem comuns nessa idade. Quando essas alterações não são tratadas corretamente podem resultar em uma redução significativa de sangue em casos mais graves da doença. Hemorragias profundas podem ocorrer nas articulações (hemartrose), principalmente nos joelhos, quando em atividades do cotidiano. Isso resulta em formação de tecido cicatricial enquanto  o  corpo remove o sangue que foi extravasado, podendo ocasionar um aumento de volume semelhante a um tumor. Esse pseudotumor da doença hemofilia já foi relatado pela literatura na cavidade oral.


Hemorragia em um paciente hemofílico B

Assim, hemorragia fora de controle pode ocorrer em qualquer tipo de laceração como extrações de dentes e procedimentos periodontais. Por isso, é importante que o cirurgião dentista solicite exames laboratoriais tanto para pacientes hemofílicos quanto para pacientes com qualquer outro tipo de distúrbio hematológico. Como exames é imprescindível que lance-se mão do  coagulograma: contagem de plaquetas, o tempo de sangramento, o tempo de protrombina (TAP) e o tempo de tromboplastina parcial (TTP).

Coagulograma

Normalmente, o tratamento  é a reposição do fator de coagulação apropriado, sendo que  este depende do nível de gravidade da doença (como já explicado acima). É importante salientar que a prescrição de aspirina para esses tipos de pacientes é extremamente contra-indicada devido  a sua função de inibir as plaquetas sanguíneas, podendo ocorrer hemorragias se a utilizarem.

Muitos pacientes negligenciam a higiene da cavidade oral por medo de hemorragia durante o uso do fio dental e escovação. Deste modo, o cirurgião-dentista deve sempre orientar e incentivar uma  higienização oral nesses pacientes com a finalidade de prevenir complicações orais que possam requer procedimentos como cirurgias. Por isso, quando um tratamento odontológico com risco de sangramento  for necessário, uma consulta com o médico é fundamental para a regulagem dos fatores de coagulação.

Geralmente os procedimentos restauradores não causam risco, mas deve-se tomar cuidado com o manuseio dos instrumentos como dique de borracha, arco de young, cunhas de madeira ou matrizes de aço para não ocasionar nenhuma lesão no tecido. Nos procedimentos endodôntico aplicam-se os mesmos cuidados com instrumentais e na maioria dos casos não precisa-se de reposição com os fatores de coagulação ,com excessão da utilização de técnicas anestésicas mais invasivas como a de bloqueio alveolar inferior. Não há nenhuma contra-indicação com relação aos procedimentos ortodônticos e protéticos recordando sempre que o tecido oral deve ser manipulado com os devidos cuidados.

Diante do exposto, muitos profissionais desconhecem os cuidados especiais que esses pacientes necessitam durante o tratamento odontológico sendo necessário realizar uma boa anamnese e avaliação clínica para garantir maior conforto e bem-estar ao paciente e aos profissionais!

REFERÊNCIAS

Gupta A, Epstein JB, Cabay RJ. Bleeding disorders of importance in dental care and related patient management. J Am Dent Assoc. 2007; 73:77-83.Neville, Brad W., Douglas D. Damm. Patologia Oral e Maxilofacial. Elsevier Editora LTDA 2009. 
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Especializada. Manual de atendimento odontológico a pacientes com coagulopatias hereditárias/ Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Especializada. Brasília: Ministério da Saúde; 2005

Comentários

  1. Best youtube to mp3 converter on vk 1.3.0
    best youtube to mp3 converter on vk 1.3.0.1.1.1.1.0 (fixed) Fixed youtube vk 1.3.0.1.1.2 (fixed) Fixed youtube vk 1.3.0.1.2 (fixed) youtube to mp3 shark Fixed youtube vk 1.2.1.1.2 (fixed) Fixed youtube vk 1.3.1.2 (fixed) Fixed youtube vk 1.3.0.1 (fixed) Fixed youtube vk 1.3.0.1 (fixed) Fixed youtube vk 1.3.1.1 (fixed) Fixed youtube vk 1.3.0

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O que são os Estágios de Nolla?

Saiba como ocorreu a Pesquisa de Nolla e a formação dos estágios.

Protocolo em complicações pós-cirúrgicas

Olá, essa postagem possui o objetivo de exemplificar algumas normas de procedimentos a serem seguidas com a finalidade de tratamento de algumas complicações pós-cirúrgicas como a alveolite e hemorragias. Ela foi baseada no livro de Eduardo Dias de Andrade intitulado como "Terapêutica Medicamentosa em Odontologia" sendo muito utilizado no meio acadêmico em diversas universidades. 

Protocolo para cimentação de pino de fibra de vidro

Olá, essa postagem possui o objetivo de demonstrar um protocolo para cimentação de pinos de fibra de vidro! Pino de fibra de vidro (Imagem própria)

Visualizações